Depois de você - Jojo Moyes


"Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente."
Mesmo depois de uma experiencia não muito prazerosa com o primeiro livro da sequencia, eu li o segundo livro. Ok, que leria em algum momento da vida, pois ele estava na minha lista de compras literárias, mas sempre ficava para depois, porque aparecia algum mais legal para comprar.

Ai o lindo do CCBB RJ fez um campanha no qual eles deram 200 livros e entre os títulos estavam lá os livros de Jojo... Todos os três da sequencia. Até que tentei sair com os dois que me faltavam, mas só deu mesmo para trazer o Depois de Você.

Demorei um tempinho para lê-lo, acho que mais de um mês depois que ganhei que comecei a leitura... Dessa vez por falta de tempo mesmo e não porque estava com implicância devido a experiencia anterior.

As impressões sobre o jeito da autora escrever me permaneceram iguais... Achei por diversas vezes lento, ao ponto de eu demorar mais de uma semana para ler algo que geralmente leio em 2 ou 3 dias.

Nesse livro encontramos uma Louisa mais perdida do que a do primeiro livro, mesmo após viajar um pouco na Europa depois da morte de Will, Lou ainda se encontra de luto e sem muito prazer na vida. Tão perdida que um dia após beber um pouco, acaba caindo do terraço, sofrendo algumas faturas e com isso tendo que voltar temporariamente para casa dos pais, pais que acham que ela tentou suicídio. Temos também personagens novos, além dos já conhecidos, família de Lou, mãe e pai de Wil (que estão separados e ele esta esperando um bebê com a nova esposa)... Incluindo uma lembrancinha de Will para a família.

Mesmo compreendendo que o processo de luto é diferente para cada pessoa, juro que tive vontade de sacudir Lou para tentar acorda-la... Will se foi, e do que adianta ficar pensando 24h por dia nele? Isso acaba se tornando irritante e essa atitude dela faz ela se apagar. Aquela Lou maluquinha simplesmente desaparece e no lugar tem uma mulher meio cinza e sem graça. Acho que se Will pudesse voltar, daria na uns tapas na cara pelo rumo que ela esta dando a vida.

Mas falando sobre o que achei do livro, fora a leitura um pouco lenta, eu gostei, não fiquei nenhum pouco receosa da ausência de Will, embora imagino que para muitos fãs deve ter sido difícil ver um livro sem ele (coisa que não é bem assim... Will não esta fisicamente mas aparece em vários momentos, Lou conversa bastante com ele em buscas de respostas que não tem).

Me envolvi um pouco mais com a personagem. O presentinho que Will deixa ao mesmo tempo que trás novo folego para a trama, também se torna irritante pela falta de noção e a incapacidade de Lou lidar com isso de maneira racional. Tá que no final damos graças por Lou ter sido teimosa e insistindo em fazer algo que todos diziam para não fazer.

E ter semelhanças com a vida real é algo que me faz pensar. Quantas vezes nos vemos sem saber o que fazer desesperados e sem rumo, ai acontece algo que vai aprumando tudo no seu devido lugar, mas de repente tudo bagunça de novo e você fica sem saber o que fazer??? Bem a vida de Lou nesse livro é algo assim... Quando ela toma resoluções vem algo que bagunça tudo e praticamente a obriga a mudar todos os planos.

E só para constar... Alguém me apresenta um Sam da Ambulância, please!!!!!!

Jojo mesmo não sendo minha autora favorita, faz seu trabalho muito bem, ela nos prende e faz viver as histórias e virarmos melhores amigas de Lou (daquelas que brigam e ameaçam de dar na cara... Hahahaha). Nós faz compreender melhor as delicias e dores de ser alguém nesse mundo louco.

Se você não conhece esse segundo livro tem um trecho dele aqui.
"Nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás. Seguimos em frente sempre levando aqueles que perdemos."
Depois de Você
Jojo Moyes
Ed. Intríseca
2016



Comentários