Ninfomaníaca Volume 1 - Lars von Trier


"Bastante machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto avaliação."
Já vou começar avisando que esse filme não é para menores de 18 anos e puritanos!
Aviso dado, vamos as minhas impressões.

Sabe aqueles filmes que você escolhe pois não achou nada legal para ver e o título te dá um comichão de curiosidade? Pois bem, foi o caso de Ninfomaníaca Vol I (sim, ando tão alheia ao mundo cinematográfico, que nem fiquei sabendo das "fofocas" que rolou sobre).
Os dois minutos iniciais fizeram eu imaginar que a meleca da internet estava de sacanagem, pois ficou numa tela preta e silêncio que até imaginei que o app do Telecine Play estivesse travado, ai aparece uma imagem e o instrumental da minha querida Rammstein, pronto me conquistou ai.

A história não é leve, mas não é mesmo! Também não considerei filme cabeça, nem cult ou qualquer outra coisa, para mim o diretor Lars von Trier quis fazer um filme que impressionasse, chocasse, e ele conseguiu.

O filme se passa com a personagem principal contando suas histórias e se culpando, e o seu ouvinte fazendo comparação e links com assuntos diversos, mostrando assim que nada é tão ruim quanto parece.

Não conte com muita agitação, pois a maior parte das cenas são dentro do quarto de Seligman e também isso não é um filme de ação!

Achei interessante a divisão das histórias, são capítulos, como se fosse um livro. No total são 8 capítulos, divididos em dois filmes.

Embora com muitas cenas proibidas para menores de 18 anos (a classificação do filme é essa!), não é um pornô como muita gente esperava (mesmo tendo muitas cenas de nudez, inclusive frontal e penetração real) e me fez refletir sobre certos assuntos. Gostei muito da comparação da pescaria com a busca pelo sexo sem compromisso, além da direção, fotografia.

O uso de recursos gráficos, desenhos, cálculos, palavras-chave e hipertextos, deixa o filme mais leve, fazendo por vezes você esquecer que o tema do filme é um tabu para sociedade.

Tem uma cena que eu até agora me pergunto o quanto o ator ganhou para fazer, porque não deve ter sido pouco! (Veja o filme para entender).

Não espere um final nesse filme, como o nome mostra e eu já comentei, esse é a parte UM, o desfecho acontece no Volume II e algumas coisas são explicadas no filme seguinte.

Fiquei tão impressionada com o Vol I que procurei o Vol II e assisti em seguida, mas sobre esse eu conto depois.

Bem, acho que Lars von Trier, esta quase ganhando uma fã.
“Amor é apenas luxúria com o acréscimo de ciúmes”

Deu curiosidade? Dá uma olhadinha no trailer.



Nymphomaniac : Volume I
Lars von Trier
California Filmes
Janeiro 2014

Comentários