Se eu ficar - Gayle Forman


"Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas."
A primeira vez que vi esse livro foi no app da Saraiva, fiquei com comichão de curiosidade ao ver um rostinho muito conhecido na capa (Chloë Grace Moretz - Kick Ass, Carrie, a estranha, Deixe-me entrar), adquiri uma versão degustação do livro, mas nunca cheguei a ler esse e-book. Passou-se uns dias e optei por procurar a versão cinematográfica, vi e gostei bastante do filme, acabei que peguei o e-book completo para ler e também o Pra onde ela foi (livro 2).

O livro se inicia igualzinho o que vi no filme, a família de Mia reunida na cozinha e por conta da neve as escolas estão fechadas, devido a isso eles resolvem fazer uma visita a amigos, ai a desgraça acontece, um acidente na estrada. A partir disso Mia começa a ver as coisas de fora, afinal ela esta fora do seu corpo.

O livro é uma narrativa dela no presente e lembranças do passado. Não me surpreendi e pela primeira vez na minha vida, repito PRIMEIRA VEZ, achei a adaptação cinematográfica melhor que o livro.
A leitura foi lenta e muita das vezes chata, vi uma Mia nada interessante, por muitas vezes cabeça dura, Adam um babaca que tenta de tudo para ela se encaixar no mundo dele, quando ela mesma não faz questão e demora muito a compreender e aceitar certas coisas. Senti que no filme a Kim era muito mais presente do que no livro, mesmo tendo várias passagens sobre ela e com ela (coisas até que não aparecem no filme).

Não gostei desse vai e vem do passado, me pareceu excessivo, as vezes acontecia de não ter um link direto de um acontecimento passado com o momento presente, o fato dela se preocupar mais com o namorado que pode não saber do acidente, do que com as condições do irmão, se o mesmo esta vivo ou não.

Não "descurti" o livro, até gostei do final, um final que não deixa você enlouquecido querendo saber o que mais acontece, que conclui o que a história pede (a decisão dela de ficar ou não), mesmo sendo previsível. A narrativa do que ela vê após o acidente é muito interessante, é melhor até do que foi mostrado no filme.

Filme? Veria novamente.
Livro? Quem sabe quando a impressão que filme deixou acabar eu releia.
"... Seja qual for a sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que posso te dizer? O amor é uma merda."
Se eu ficar - Livro 1
Gayle Forman
Ed. Novo Conceito
2014

Deu curiosidade? Dá uma olhadinha no trailer.




If I Stay
R.J. Cutler
Warner Bros.
Setembro 2014

Comentários