O mercador de tapetes - Meg Mullins

"Ushman Khan é um iraniano que vive em Nova York há três anos vendendo um tipo especial de produto: exclusivos tapetes persas feitos à mão. Após um trágico terremoto em sua terra natal, que levou à completa destruição de duas de suas tecelagens, o mercador decide tentar ganhar a sorte na tão sonhada América, com o objetivo de, no futuro, levar sua esposa Farak, uma mulher fiel e dedicada cuja vida se resume em prestar cuidados à mãe enferma do marido. A saudade é grande e a culpa perturba sua mente. O casal tem planos de ter filhos, mas um grande trauma assombra sua esposa, impossibilitada de ter a dádiva da maternidade em virtude de recorrentes complicações de parto. Do outro lado do Atlântico, sempre preocupado em dar o melhor atendimento a seus clientes, em especial à Sra. Roberts, uma excêntrica milionária responsável por mais da metade do faturamento da loja de Ushman, dois fatos mudam definitivamente a vida do mercador: o encontro com Stella, uma jovem e encantadora estudante americana, e a notícia de sua esposa de que está pedindo o divórcio, pois, na ausência do marido, acabou encontrando um novo amor que a levará para morar em Istambul, onde ela planeja criar a criança que está para nascer, pois, finalmente, está grávida, de outro homem. Ushman e Stella começam uma dança inábil de descobertas mútuas. A confusão interna passa a ser total com um misto de alívio com culpa e um forte remorso, principalmente depois que descobre que a ex-esposa conseguiu gerar um bebê sadio."

Mais um livro lido sem saber nada sobre ele ou a autora.
Esse livro peguei emprestado e estava numa pilha de outros livros, outras possibilidades, mas de todos esse foi o único que me interessou.

No começo fiquei com aquela sensação de onde a história ia me levar, nada muito interessante, empolgante acontece no inicio, nisso fui lendo e lendo, e quando percebi estava imersa no livro. Você vai lendo, acompanhando a história do protagonista nessa nova vida que foi obrigado a levar pela esposa e como ele é preso a esposa que vive em outro continente e quando percebe o livro terminou.

Como vai sendo desenhado pela autora, Ushman acaba recebendo a noticia da esposa que pediu o divorcio, ele sofre muito com a separação e nisso começa a fazer coisas para não sentir ainda mais o vazio dentro dele, como ir pro aeroporto e comprar uma passagem para Paris, para apenas poder ter acesso a sala de embarque e fazer algo diferente e nessa pequena mudança ele conhece Stella, uma jovem que faz ele viver de fato no EUA e não ser uma sombra como tem sido nos últimos 3 anos e nisso tudo ainda tem uma relação um pouco estranha com a melhor cliente, sra. Roberts.

Ushman vive uma vida infeliz, apenas trabalhando e ganhando dinheiro na esperança de um dia trazer sua esposa para junto de si, vive preso a isso e a ela, até descobrir que outro homem deu a ela o que ela tanto desejava (um filho) e ela decidir ir embora para Istambul, ai conhece Stella que o mostra que é possível ser feliz em meio a sua infelicidade.

Stella é uma jovem universitária com uma visão bem interessante das coisas, inexperiente em vários campos do relacionamento, acaba se envolvendo com Ushman numa relação bem leve e tranquila, ela também tem as suas infelicidades, mas ajuda a Ushman a ver a própria vida de uma forma um pouco diferente, mas ai aparece a sra. Roberts... (não vou contar mais que vai virar spoiler violento).

Eu como uma amante de finais felizes fiquei um pouco triste com o rumo do romance de Ushman e Stella e também com o rumo não explicado da relação Khan-Roberts, me deu uma sensação de não conclusão.

Uma leitura gostosa, leve. A autora consegue prender o leitor, mesmo não tendo dado muita profundidade a história e aos personagens, mas acaba fazendo você pensar.

Esse livro não é um simples romance, é uma oportunidade de reflexão sobre a vida que levamos, sobre o amor e felicidade. Um livro que vale cada minuto da leitura e ser relido outras vezes.

"- Os homens são simples, Stella. A maior parte do meu prazer está em ver você sentir prazer. É lindo."

O mercador de tapetes
Meg Mullins
Ed. Landscape
2007

Comentários