Tesouro Secreto - Nora Roberts


"Rica e linda, Whitney MacAllister gosta de carros velozes, clássicos do cinema e homens perigosos. Mas até mesmo essa entediada socialite do jet set de Manhattan é tomada de surpresa e pavor quando um estranho homem de jaqueta de couro preta sequestra seu Mercedes... pouco antes de as balas começarem a voar. O ladrão de joias Douglas Lord se habituou a levar a vida fugindo. Parte da atração da profissão escolhida é a emoção da caça. Mas ele tem uma regra inviolável: sempre trabalhar sozinho. Até agora. Ferido e desesperadamente necessitado de dinheiro vivo para o que talvez seja a coroação máxima de sua carreira estonteante, Doug aceita com relutância a rica e bem-relacionada Whitney como nova parceira no crime. Para Whitney, o que havia começado com uma aventura em alta velocidade se tornou uma corrida entre a vida e a morte ao tentar despistar um bando de assassinos cruéis que eliminam friamente quem aparece pelo caminho. Para Doug, que fora traído além da conta, é uma chance de pegar o fugidio pote de ouro e talvez uma última tentativa de redenção. Para ambos, trata-se de uma exótica busca de sentido — e a entrega a uma paixão irresistível vale qualquer risco — enquanto participam de um mortal jogo de apostas elevadas até a apavorante conclusão, que pode não ter vencedores nem perdedores. Nem sobreviventes."

Segundo livro de Nora Roberts que li (o outro foi Virtude Indecente, resenha aqui), e gostei bastante, um livro ágil, divertido, embora as vezes desse um pouco de raiva da enrolação dos personagens aceitarem o que estavam sentindo e de nunca terem um minuto de sossego (quem consegue viver assim?).

Diferente de Virtude Indecente, eu me apaixonei pelos personagens principais na primeira página. Mesmo seguindo a mesma linha policial do outro, Tesouro Secreto é mais movimentado, já começa com  uma perseguição, depois sequestro, tiros... Muita ação.

O livro começa com Doug fugindo de uma dupla de capangas pelas ruas de Manhattan, depois de muito se esqueirar pelas ruas, entrar num bar, ele acaba pegando "carona" com Whitney que acaba de chegar de viagem, essa quando compreende o que esta acontecendo, "resolve" ajudar o bonitão que entrou em seu carro, dirigindo enlouquecidamente, ao ponto de Doug pensar que era melhor morrer nas mãos de Dimitri... Novamente começam os tiros, só que desta vez cada objeto danificado entram para uma lista na qual Doug terá que pagar a Whitney, fazendo assim ele "aceitar" um sociedade (imposta).

E nesse fuga e busca ao grande tesouro, eles acabam viajando para Paris, tentando desviar as pistas, mas o destino final deles é Madagascar, onde encontra-se escondido um tesouro em jóias de Maria Antonieta. Como é de se prever a viagem não é tranquila, afinal os capangas de Dimitri continuam no encalço e Whitney quase chega a desistir da busca após a morte de um mensageiro de hotel conhecido dela.

O ritmo do livro segue frenético até a ultima página.

Embora essa correria as vezes pareça excessiva, foi uma leitura divertida, essa mistura de estilos (romance, policial, suspense) deixou mais dinâmico e fluida, mesmo havendo momentos de dar raiva como mencionei acima, nada cansativa, com algumas partes previsíveis o livro ainda sim não perde em nada. Não consegui largar o livro enquanto não cheguei na última linha.

Romance leve no começo, os personagens não querendo se envolver pois são negócios, mas como o esperado... Bem, melhor você ler para saber. ;)

Nora mostrou lados diferentes dos personagens, deixando-os assim mais reais (embora eu não acredite em ladrões com boa índole).

Virtude Secreta foi uma boa leitura, mas a impressão que tive foi de um livro lento, por vezes chato, ao ponto de quase abandonar a leitura, mas Tesouro Secreto não foi assim, talvez a impressão tenha sido melhor por conta que li o Virtude primeiro.

Nesse livro Nora Roberts realmente deixou claro pra mim o porque da fama, ela não faz um simples romance, com choro, sofrimento e blábláblás, ela incorpora ação, investigação, perseguições... Ainda não é uma das minhas autoras favoritas, mas quem sabe no próximo título que ler dela eu me apaixone.
"- Negócio? Whitney riu e deixou a mão vagar pelo pescoço dele. - Quer negociar? - No impulso, puxou-o, e , desiquilibrado, Doug escorregou para dentro da banheira. A água transbordou por uma das bordas laterais. Rindo como uma colegial, ela o viu retirar as bolhas de sabão do rosto. - Douglas, você nunca teve melhor aparência."
Tesouro Secreto
Nora Roberts
Ed. BestBolso
1987

Comentários