Um mais Um - Jojo Moyes

"Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outroproblema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo emcasa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário."
Quando peguei esse livro para ler foi tipo para fugir de ler outro que achava que ia ser um saco. Bem, foi mais uma grata surpresa nesse ano, mais um livro lido em 24 horas (e a lista aumenta)...

A história é simples, muito bem contada, cada capitulo conta a visão de um dos personagens (Ed, Jess, Nicky e Tanzie), e é praticamente um diário de bordo da viagem até as Olimpíadas de Matemática que Tanzie vai participar na Escócia.


No ínicio somos apresentados aos adultos da história, Ed e a enrascada que se meteu por causa de uma mulher, correndo o risco de ser preso, e Jess uma mãe solteira que se mata de trabalhar para criar os dois filhos. Em seguida a Nicky e Tanzie, filhos de Jess.

Os caminhos deles se cruzam após Jess tentar levar os filhos para Escócia no Rolls-Royce do seu ex marido, mas como o carro é uma tranqueira velha, ela acaba sendo parada pela polícia e nesse momento que aparece Ed e lhe ajuda dando carona para ela e os filhos até em casa e depois oferecendo o mesmo até a Escócia.

Embora Jess seja faxineira de Ed, eles não haviam se encontrado até poucos dias atras quando ela estava fazendo a faxina rotineira na casa dele e depois no pub onde Jess trabalha, onde Ed fica tão bêbado e não tem condições de ir para casa e ela o leva.

O inicio da viagem não começa bem, antes de irem, quando Ed ainda esta tentando arrumar um desculpa para não dar a carona, ele quase apanha de Nathalie, amiga de Jess.
Eles partem, com Jess constrangida, Tanzie fazendo várias perguntas a Ed, Nicky jogando em seu Nintendo e os fedores do cachorro Norman.

A viagem que deveria durar apenas um dia, acaba tendo que demorar 4, devido aos enjoos de Tanzie. Após um episódio de enjoo, e desinfetar o carro, Ed resolve ser amavel para facilitar essa viagem.
As coisas vão melhorando aos poucos, Ed e Jess depois de algumas taças de vinho começam a conversar de forma menos hostil, Nicky que sofre com bullying, recebe a ajuda de Ed e Tanzie sempre sendo uma geniazinha fofa, e aos pouco vai se estabelecendo uma amizade entre eles.

Algumas confusões, comida provocando problemas digestivos, dormir no carro, sanduíches, hotéis de beira de estrada... Tudo acontece nessa viagem, até romance entre Jess e Ed. Como li em algum lugar o livro tem um "q" de Pequena Miss Sunshine.

Um mais um é um livro que faz a gente pensar em certos assuntos, como família, bullying, mas também é divertimento.

Esse foi o primeiro livro da autora que li e me agradou bastante, ele é escrito todo em terceira pessoa e a cada capitulo sendo a visão de um personagem nos dá uma visão ampla das situações, e isso foi uma coisa que me surpreendeu.

Se você que se divertir e compreender um pouquinho certas coisas da vida, leia, porque querendo ou não acabamos fazendo analises.
"- Não sei. Pode ser que eu apenas acredite em segundas chances. Talvez, se passasse o dia inteiro ouvindo a ladainha da miséria humana como eu ouço no trabalho, você também acreditasse. - Ela se endireitou e olhou para ele. - Talvez no seu lugar, eu pelo menos ouvisse o que ela tem a dizer. - Gemma lhe entregou uma caneca. - Você sente falta dela?"
The one plus one
Jojo Moyes
Ed. Intríseca
2015 

Comentários